Por Raphaela Peres | Fotos de Ricardo Bhering
Em pleno coração de Paris, numa das áreas mais nobres da cidade, no 21 da Place de La Madeleine, destaca-se uma elegante fachada de toldo rubro-negro – a Maison Hediard.
Templo da gastronomia de luxo, a maison foi inaugurada em 1854 por Ferdinand Hediard, visionário comerciante de frutas exóticas que, a partir de uma barraquinha de feira, construiu um império gastronômico atualmente espalhado por 39 países.

Tudo começou com o desejo de Ferdinand proporcionar aos parisienses acesso a sabores até então inacessíveis – frutas e temperos frescos de países longínquos. A necessidade de aproveitar o excedente das frutas que vinha de tão longe, Brasil inclusive, deu origem à receita das gomas frutadas que colorem suas vitrines.

A matriz, na Place de la Madeleine, abriga uma completíssima delicatessen, uma cave com rótulos especiais e o badalado restaurante La Table d’Hediard, inaugurado em 1996. Além das tradicionais receitas de foie-gras, salmon defumado e trufas, o restaurante é conhecido por inventivos pratos do chef bretão Jean Andre Lallican.

Passear pela loja é uma festa para os sentidos: o olhar se encanta com as embalagens pretas e vermelhas de chás, geleias, azeites, compotas e conservas; o olfato e o paladar se aguçam com as delícias expostas. Os cadeaux gourmets, outra inovação da grife, são lindas caixas que harmonizam tematicamente chocolates, vinhos, champanhes e conservas, e outros produtos da grife.


Escolher um vinho na cave de rótulos selecionados, torna-se uma tarefa menos árdua com a ajuda dos sommeliers da casa, que sempre encontram uma opção de qualidade para oferecer ao cliente.
Na hora de uma comidinha rápida, a Hediard também não faz feio: apetitosas terrines, patés, defumados e outras delícias atiçam nossas papilas gustativas. E claro, a coloridíssima bancada de frutas, muitas das quais nunca ouvimos falar!
Na hora de uma comidinha rápida, a Hediard também não faz feio: apetitosas terrines, patés, defumados e outras delícias atiçam nossas papilas gustativas. E claro, a coloridíssima bancada de frutas, muitas das quais nunca ouvimos falar!


Para quem vai a Paris e quer vivenciar a perfeita tradução do espírito gastronômico da cidade, ao mesmo tempo ousado e tradicional, é só visitar a Maison Hediard – um lugar elegante e inovador, repleto de deleites que são a cara da cidade luz.