cadastre-se entrar

Connect with Facebook

Uma confirmação de registro será enviada para você por email.


Connect with Facebook

Perdeu a senha?

Touriga nacional: origem no Dão, fama no Douro


Uva tinta portuguesa, a touriga nacional, além de originar alguns dos melhores vinhos de Portugal, no Dão e no Douro, em cortes ou como varietal, está muito na moda tornando-se gradualmente a mais conhecida e elogiada das castas lusitanas ao nível internacional. O vinho varietal da touriga distingue-se pela cor profunda, perfume de violetas e aroma intenso de frutas vermelhas maduras (amoras, framboesas), com nuanças balsâmicas (resina, cedro…). Taninos nobres, perceptíveis, mas ao mesmo tempo suaves, delicados e elegantes.

Touriga Nacional.

Touriga Nacional.

Com notável simbiose com a madeira, sua passagem por barrica aumenta substancialmente a sua complexidade aromática e tende a melhor estruturá-lo. Já nos vinhos do Porto, ela colabora com notas comportadas de amoras, de figo seco, de doce de amêndoas e avelãs. Antes da devastação da filoxera, era a casta mais plantada no Dão chegando, pelo que consta, a cobrir 90% do vinhedo da região. Injustiçada por seu baixo rendimento – os vinhateiros queriam quantidade – passou a ser preterida por outras castas de maior produção e entrou em forte declínio.

Situada na província da Beira Alta, a área geográfica correspondente á denominação de origem “Dão” fica enquadrada pelas Serras da Estrela, Buçaco, Caramulo, Nave, Lousã e Açor.

Situada na província da Beira Alta, a área geográfica correspondente á denominação de origem “Dão” fica enquadrada pelas Serras da Estrela, Buçaco, Caramulo, Nave, Lousã e Açor.

Com a entrada de Portugal na União Europeia, o mercado passou a exigir vinhos de superior qualidade. Foi, então, que a touriga teve um renascimento no Dão, passou a assumir posições no Douro, ao norte, espalhando-se depois para outras áreas vinícolas de Portugal ao sul. Se, hoje, ela está presente na maior parte das regiões demarcadas de Portugal e é plantada em outros países, inclusive no Novo Mundo, o atual status de estrela da touriga nacional (TN) deve-se em grande parte a seus vinhos varietais do Douro, onde passou a ser extensivamente cultivada nos terrenos inclinados e ensolarados de solo xistoso da região.

Vallado2

Você pode conferir, por exemplo, com o Quinta do Vale da Raposa TN, de Domingos Alves de Sousa (Decanter) ou o Monte Meão TN, da Quinta Vale do Meão (Mistral) ou o Quinta Nova TN, da Quinta N. S. do Carmo (Grand Cru), entre muitos outros. Saúde!

Por EUCLIDES PENEDO BORGES
DIRETOR DA ABS (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SOMMELIERS)
Para quem quer aprender sobre vinhos, o endereço certo no Rio é a Associação Brasileira de Sommeliers.
Visite e conheça: www.abs-rio.com.br

 

Tags: ,

Deixe seu comentário

publicidade