cadastre-se entrar

Uma confirmação de registro será enviada para você por email.


Perdeu a senha?

SIHRA “en Rose”!


provence

Foto: divulgação

Os vinhos de Provence participaram da segunda edição do Sihra Rio, maior evento internacional para profissionais de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo, entre os dias 04 e 06 de outubro, no RioCentro. O evento foi agitado pela etapa regional brasileira do Bocuse d’Or, que selecionou quatro candidatos para a próxima fase do concurso, em 2017.

A maior região produtora de rosés do mundo foi patrocinadora oficial do Concurso Bocuse d’Or, além de harmonizar o Dîner des Grands Chefs, que aconteceu no dia 05 de outubro, no hotel Grand Mercure, com a presença de alguns dos maiores chefs do Brasil e do mundo.

Os amantes dos rosés puderam realizar uma verdadeira imersão no universo dos vinhos, degustando livremente 15 diferentes rótulos de 3 denominações (Côtes de Provence, AOP Coteaux d’Aix-en-Provence, AOP Coteaux Varois-en-Provence) num estande ambientado com uma atmosfera típica provençal. Os vinhos de Provence também puderam ser degustados no Lounge VIP da feira.

vins-de-provence

Vins de Provence. Foto: divulgação

Perfeito para o clima brasileiro, o rosé da Provence se consome fresco e acompanha bem qualquer refeição pela sua versatilidade, da carne vermelha aos frutos do mar, da salada ao petisco, da cozinha regional aos pratos mais sofisticados. Os rosés da Provence seduzem e seguem as tendências de consumo. Descontraído e aromático, o rosé é seco, de cor tenra, clara e límpida, de aromas delicados e frutados. Ele vai bem em todas as ocasiões, podendo acompanhar um jantar ou um aperitivo à beira da piscina. Além do aroma encantador, o leque de cores sedutoras surpreende.

vinhedo-na-ste-victoire

Vinhedo Sainte Victoire. Foto: divulgação

Segundo o Conselho Interprofissional dos Vinhos de Provence (CIVP), que representa mais de 600 vinícolas da maior região produtora de vinhos rosés do mundo, o mercado dos rosés é o que mais cresce no universo dos vinhos. No ano passado, mesmo com a crise, as importações dos rosés no Brasil tiveram aumento de 24%.

miraval

Miraval, produzido no Château Miraval, propriedade de Angelina Jolie e Brad Pitt

Dentre os vinhos da Provence que puderam ser apreciados durante o Sirha, um rosé em especial se destacou. O que ele tem de tão especial assim? O casal Brangelina, ou melhor, o ex-casal Jolie-Pitt. Miraval é o vinho produzido no Château Miraval, no sul da França, propriedade de Angelina Jolie e Brad Pitt, palco inclusive do casamento dos astros de Hollywood em 2014. Estamos falando das poucas garrafas ainda disponíveis da última safra antes do divórcio. Depois, quem sabe?

Ruth Vasilcovsky

Tags:

Deixe seu comentário

publicidade