cadastre-se entrar

Connect with Facebook

Uma confirmação de registro será enviada para você por email.


Connect with Facebook

Perdeu a senha?

Osborne, puro espírito espanhol


Osborne

Osborne

A Andaluzia, localizada no sudoeste da Espanha, é uma região muito particular. Pesquisas arqueológicas indicam que Cádiz, uma das principais cidades da região, foi a primeira fundada em toda Europa. Sua geografia caracteriza-se por ser uma região clara, com muitas horas de sol e temperaturas mais elevadas em relação ao resto da Espanha.

A personalidade forte da Andaluzia está presente na sua enologia e viticultura. Os vinhedos de maior reputação são plantados em solos ricos em calcário apelidados de “albariza”, um solo capaz de acumular água em torrões de terra branca dos quais a videira se beneficia em períodos de estiagem. Duas variedades de uvas brancas se destacam pela excelente adaptação a esse terroir: “palomino” e “pedro ximenez”.

Osborne_Barricas-de-Jerez-2-(1)

Osborne_Barricas-de-Jerez-2

Barricas de Jerez

Os vinhos de Jerez, muitas vezes encontrados na grafia “xérès” ou “sherry”, são produzidos em uma área situada entre três cidades: Sanlúcar de Barrameda, Puerto de Santa Maria e Jerez de La Frontera. Essa localidade apresenta uma característica climática muito especial. O ar, que se mantém úmido por influência das brisas do mar e do parque florestal Doñana, proporciona o desenvolvimento de leveduras (também chamadas de “flor”) na superfície dos vinhos.

Entre os diversos tipos de jerez, o mais consumido chama-se “fino”. Em sua elaboração são preenchidos apenas 2/3 da barrica de madeira com vinho, permitindo a presença de oxigênio no espaço restante para que a “flor” possa se desenvolver. A levedura protege o vinho da oxidação conservando a coloração clara e o frescor, além de conferir ao vinho toques minerais e levemente salinos muito peculiares.

Osborne_Barricas-de-Jerez-2-(3)

Barricas de Jerez

No entanto, o vinho de Jerez não é a única bebida que merece destaque na Andaluzia. O “brandy” (destilado de vinho) de Jerez é igualmente muito popular em toda Espanha. A destilação pode ser realizada através das tradicionais “alquitaras”, similares aos alambiques encontrados no Brasil, ou por meio de modernos destiladores contínuos. Fazendo uso do primeiro método, obtemos um produto mais denso e aromático, enquanto o segundo é mais leve e delicado de aroma. Cabe ao enólogo indicar as proporções a serem utilizadas de cada um para, enfim, constituir a bebida.
Posteriormente o “brandy” é levado a envelhecer em barricas de carvalho onde antes foram armazenados os vinhos de Jerez. As barricas impregnadas de vinho oferecem ao brandy características únicas de sabor e aroma.
Poucos conhecem os segredos dos vinhos e do brandy de Jerez como o Grupo Osborne. Fundada em 1772, a Osborne mantém-se uma empresa familiar transmitindo esse legado as novas gerações.

Osborne_Brandy-

Osborne Brandy

Tags: ,

Deixe seu comentário

publicidade