cadastre-se entrar

Connect with Facebook

Uma confirmação de registro será enviada para você por email.


Connect with Facebook

Perdeu a senha?

Flores comestíveis


girassol

Flores… Ahhh, as flores!!
Elas estão presentes em nosso dia a dia em diversos aspectos, seja na decoração de ambientes, nos jardins e canteiros, na estampa de roupas, em detalhes de acessórios de cabelo e nos buquês das noivas. Porém existem também as flores comestíveis, que invadiram de vez a culinária na finalização e criação de pratos e principalmente em grandes e renomados restaurantes .

As flores comestíveis além de embelezar o prato, ainda garantem um sabor especial às receitas podendo elevar o paladar de maneira suave. Esse tipo de flor pode ser usado em doces, salgados, saladas e como ornamentação de pratos.

Mas atenção!! Nem todas as flores podem ser ingeridas, por isso certifique-se antes de comprar!

Conheça algumas das mais usadas e veja dicas de como escolher e usar.

ROSA: Todas as espécies de rosa são comestíveis e seu uso é indicado em sobremesas, especialmente doce em compota.
rosa
LILAS ou FLOR DE LILÁS: A lilás possui sabor cítrico e, portanto acompanha bem sobremesas e pratos salgados, assim como saladas.
lilas-comum
ANGELICA: A angélica possui sabor doce, parecido com o do alcaçuz e, portanto, é indicada para sobremesas.
angelica
CALENDULA: A calêndula, além de oferecer um visual atraente para o prato graças a sua cor chamativa, possui um sabor picante semelhante ao açafrão. É indicada para o preparo de pratos salgados.
calendula
HIBISCO: A flor de hibisco é muito conhecida por dar origem ao chá de hibisco, que promete emagrecimento e outros benefícios para a saúde. Seu sabor é azedo e por isso deve ter seu uso moderado.
hibisco
LAVANDA: A lavanda pode acompanhar sobremesas e pratos salgados, pois possui um sabor doce e picante, além de um aroma perfumado.
lavanda
JASMIM: O jasmim é muito usado no preparo de chás e seu uso também é indicado no preparo de sobremesas.
jasmim
GIRASSOL: As pétalas do girassol podem colorir pratos salgados e doces e seu miolo pode ser cozinhado para o consumo em saladas.
girassol
VIOLETAS: A violeta pode fazer parte de saladas, sobremesas e entradas com seu gosto adocicado. Pode ser cristalizada para enfeitar bolos e doces.
violetas
CRAVO: O cravo pode ser usado no preparo de saladas, doces e como ornamentação de pratos. Possui um sabor suavemente doce.
cravos
AMOR PERFEITO: A flor amor perfeito é indicada para decorar sopas e sobremesas e no preparo de saladas. Seu sabor é levemente adocicado.
amor-perfeito
NASTÚRCIO ou CAPUCHINHA: A flor de nastúrcio tem cores vibrantes sendo ideal para preparar saladas e ornamentar pratos salgados. Possui um sabor semelhante ao agrião.
nasturcio
ERVA-ALHEIRA: A erva-alheira é uma planta herbácea bienal, glabra, da família das Brassicaceae, espontânea na Europa. Tem folhas pecioladas, com forma triangular, grosseiramente dentadas e que libertam um cheiro forte a alho quando são esmagadas
erva-alheira
BORAGO: A flor  oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
COMO ESCOLHER AS FLORES:

1-Procure as flores de frutas.
Elas são uma forma popular de flores comestíveis por causa de seu sabor doce, que lembra fruta. Elas costumam ser usadas em massas, bebidas e guarnições. Geralmente, consome-se as pétalas da flor, em vez do cabo ou do pistilo.
As flores de maçã dão um sabor suave a pratos com frutas, e também podem ser usadas como enfeite. Consuma-as com moderação, já que o excesso pode ser tóxico para o organismo.
As flores de banana podem ser cozidas ou comidas cruas depois de remover a parte externa dura, ficando apenas as flores brancas e macias. É preciso pôr as flores na água até que a seiva seja drenada.
As flores cítricas, quando destiladas em água, costumam ser usadas em bebidas. As flores de sabugueiro tem aroma e sabor doce e costumam ser usadas para fazer vinho.

2-Considere as flores de ervas.
Elas imitam o sabor e textura das próprias ervas, e podem ser usadas para dar sabor em pratos, como enfeite, em saladas e em chás.
A maioria das ervas que você compraria no mercado, como cebolinha e coentro, vêm na forma de flor. É de costume usar as pétalas dessas flores como enfeite ou tempero em um prato.
Algumas flores herbais, como manjericão, têm sabor mais suave que a sua erva. Estas flores são ótimas para dar apenas um toque de um certo sabor no prato.

3-Experimente flores vegetais.
Muitos vegetais na verdade são flores. É possível colher as flores de uma planta, como o brócolis, antes que ela cresça por completo. As flores vegetais são ótimas para saladas, sanduíches e refogados.
Os floretes de brócolis na verdade são flores. Se colher o brócolis enquanto ele ainda está na forma de flores amarelas, terá como resultado um sabor suave de brócolis que é ótimo para saladas. As folhas jovens de alcachofras, rebentos de milho e abóbora dão um sabor vegetal suave parecido.
As sementes de quiabo podem ser consumidas, e muitas pessoas acham que elas têm efeito energético. Elas são, algumas vezes, usadas no lugar do café.

4-Escolha flores versáteis.
O sabor de algumas flores funciona bem em muitas receitas. Se você as usa bastante na cozinha, escolha as que têm diversas utilidades. Desta forma, poderá usar as flores em vários pratos.
A lavanda é ideal para diversas receitas. Chás, biscoitos, xaropes, decoração de bolos, sorbets, sorvetes, gelatinas, geleias, cremes doces, vinhos e vinagre são apenas algumas das muitas utilizações da lavanda. Ela dá seu próprio sabor, junto com um toque cítrico.
As pétalas de rosas são renomadas na cozinha em xaropes, decorações com cobertura, sorvetes, enfeites de sobremesas, gelatinas, geleias, manteigas especiais e cubos de gelo.
As flores de cebolinha são ótimas para pratos salgados e darão um suave sabor de cebola. As flores de alho darão sabor de alho fresco e suave a saladas ou pratos salgados.

5-Escolha flores para saladas.
Fazer uma salada jardineira ou de frutas com flores comestíveis é uma ótima forma de incorporá-las nas refeições. O resultado será uma salada com sabor bem realçado ao receber uma polvilhada de flores.
A capuchinha inteira é comestível. Essa planta perene é ótima para saladas de verão. Ela é fácil de cultivar e dá um bom toque de cor em qualquer salada. Ela tem um sabor suave de pimenta. As vagens de sementes são até usadas no lugar de pimentas em grão e alcaparras.
Os cravos dão um sabor doce e similar ao da noz-moscada. Use-os em saladas e como enfeite.
As petúnias têm sabor suave e são boas como guarnição para saladas.
Os amores-perfeitos são flores delicadas como papel, ótimas para enfeitar saladas. Elas têm um sabor doce suave e também ficam ótimas em saladas de frutas.
As violetas são perfeitas para saladas e também ficam lindas como enfeite de pratos.

6-Escolha flores para bebidas.
As flores comestíveis podem ser usadas para realçar o sabor de um drink e dar um toque de cor. Se você gosta bastante de chá ou de água com sabor, escolha flores que dão sabor às bebidas.
O hibisco lembra o sabor de oxicoco e de frutas cítricas, o que é ótimo para bebidas. Tanto as alcoólicas quanto as não alcoólicas podem levar hibisco. Ele é um pouco ácido, então use com moderação.
As pétalas de rosa fazem a famosa água de rosas.

Mas antes de sair por aí colhendo flores nos canteiros, pelas ruas e jardins.
Veja algumas dicas importantes!!

1-Não colha flores da rua.
Se souber que um tipo de flor que você quer muito cresce na rua, pode ficar tentado a pegá-la, mas nunca faça isso. Essas flores não são seguras para o consumo.
As flores de rua são expostas à sujeira dos carros que passam. Além do mais, podem receber pulverização de pesticidas como parte das ações de cuidado com a aparência da cidade.
Gado e cães também podem fazer suas necessidades perto das flores, o que as contamina ainda mais.
Uma maneira segura de consumir flores comestíveis é cultivando na sua casa, assim você terá certeza do que está comendo e poderá cuidar pessoalmente das suas flores. Você não precisa de um espaço muito grande para isso e pode até mesmo plantar as flores em pequenos vasinhos na sua varanda. Antes de utilizar as flores na comida é importante que você lave-as em água corrente para retirar resíduos de terra e insetos, removendo em seguida o cabo e suas folhas.

2-Armazene as flores de forma segura.
Assim que comprar flores comestíveis, guarde-as no local certo. A armazenagem adequada ajuda as flores a durar mais e permanecer boas para o consumo.
Guarde-as em um saco plástico e coloque o saco plástico dentro de um recipiente também de plástico, já que o recipiente provavelmente não deixará que elas fiquem amassadas.
Coloque também um pedaço de papel molhado dentro do recipiente para evitar que as flores murchem.

3-Lave-as antes do consumo.
Isto é especialmente importante se colheu as flores no seu jardim. Deixe-as sobre água corrente para livrá-las de insetos e terra. Você também pode espanar a terra usando um pincel de maquiagem ou de pintura pequeno. Depois de lavar as flores, deixe-as secando no papel toalha.

4-Colha as partes comestíveis.
Não são todas as partes das flores que podem ser comidas. Ao prepará-las para o consumo, colha as partes comestíveis. Geralmente elas são as folhas e pétalas, e não o caule ou pistilo.
A sépala é uma parte da flor que fica logo abaixo da pétala, e se parece com uma aglomeração de folhas verdes. Remova esta parte antes de consumir a flor.

Observe se houver reações alérgicas.
As flores comestíveis podem fazer mal à saúde caso você tenha alergia. Preste atenção às reações ao manusear ou comer flores.
Se notar qualquer sinal de reação alérgica, como vermelhidão na pele ou urticária, pare de comer a flor e fale com seu médico.
Se tiver alergia a pólen, não coma flores comestíveis.

Dicas

A melhor hora para colher as flores é logo após a secagem do orvalho. Isso acontece de manhã cedo ou no meio da manhã. No começo da noite também é um bom momento, depois que o calor do sol tenha se esvaído.
Não colha as flores no meio do dia, já que o calor pode ressecar e diminuir o sabor. Isso prejudica tanto a cor quanto o gosto da flor.

Tags: , ,

Deixe seu comentário

publicidade