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As cores e aromas da primavera nos alimentos e bebidas


A primavera é a estação das flores, cores, odores e também sabores!!

Sim, na Primavera a variedade de alimentos frescos aumenta e os preços são mais em conta.
Pensando nisso, selecionamos uma lista de alimentos que você pode adicionar às suas refeições, proporcionando uma alimentação mais saudável,  rica em sabores e leve,  como a brisa primaveril.

Durante esta semana vamos postar receitas com estes ingredientes. Aproveite para experimentá-los e criar as suas.
Confira no final do post, o drink que vai fazer sucesso com os convidados!!

As Frutas:

ABACAXI
Escolha esta fruta com folhas verdes escuras. Evite pontos macios ou escuros e folhas secas. Coma o mais rapidamente possível. Leve-o à geladeira cortado por 2 a 3 dias. Possui um alto teor de vitamina C.

 

 

BANANA PRATA E NANICA
A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. Também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.

 

 

CAJU
É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. A casca do caju é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc.

 

 

FRAMBOESA
A framboesa vem de um tipo de planta que precisam ser desmanchadas e levadas para um outro local definitivo para que haja o cultivo do fruto. É preciso o uso de adubos químicos para reparar a acidez das touceiras. As framboesas possuem proteínas, vitaminas A, B1, B5, C, cálcio, fósforo e ferro. A framboesa é usada no tratamento de inflamações como inflamação nas gengivas, garganta, prisão de ventre, reumatismo, doenças do fígado, doenças dos rins, hemorróidas e doenças com febre.

 

 

LARANJA PERA
Devem ter as cascas lisas e firmes, serem pesadas para o tamanho. Podem ser armazenadas em temperatura ambiente por 1 a 2 dias e de 1 a 2 semanas na geladeira. Possui boa fonte de fibra dietética e alto teor de vitamina C.

 

 

LICHIA
A Lichia fornece cerca de 65 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ela é rica em carboidratos e fibras alimentares.Além disso, a lichia é rica em varias vitaminas como a vitamina B (Riboflavina, Niacina, Vitamina B6 e folato), Vitamina C, e os Minerais como o Cálcio, Zinco, Ferro, Magnésio e Fósforo.Além de muito útil na melhora da digestão, prevenção do cancer,redução de pressão arterial e faz muito bem ao coração auxiliando com o colesterol.

 

Os Legumes:

 

ABOBRINHA
Os Benefícios da abobrinha para saúde são grandioso, Um deles é a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. O Potássio garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique em equilíbrio. Além disto, A Abobrinha é rica em Niacina, Vitaminas do Complexo B, Vitamina A Além dos minerais como Potássio, Fósforo, Cálcio, sódio e Magnésio. Esse alimento é também um aliado do coração e dá forcinha extra aos ossos.

 

 

NABO
Sais minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo, além de fibras e vitamina C estão entre os nutrientes presentes nos tubérculos de nabo. O vegetal também é famoso por possuir baixo teor calórico – apenas 35 calorias a cada 100 gramas, o que lhe faz ser um importante aliado em dietas de restrições calóricas.
Com mais nutrientes que os tubérculos e com sabor parecido ao de mostarda, as folhas de nabos são ricas em beta-caroteno, vitamina A e C, além de vitamina K, folatos e luteína, um excelente antioxidante carotenoide.

 

As Verduras:

 

ALHO PORÓ
O alho-poró possui baixo teor de gordura e vaso dilatador, portanto é muito indicado para gestantes com dificuldades para controlar a pressão arterial, prevenindo a eclampsia, doença proveniente deste problema. Além disso, age como diurético e ajuda a prevenir o câncer dos ovários. Seu consumo é eficaz ainda para conter doenças cardíacas, derrames, evolução de quadros negativos do diabetes – entupimento das artérias, por exemplo –, má digestão, gripes, resfriados e pressão alta.
Por ser rico em fibras dietéticas, ele ajuda ainda nas funções digestivas e no metabolismo, ajudando ainda a dar sensação de saciedade. É rico ainda em ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B, minerais essenciais como magnésio, zinco, cálcio, potássio, ferro e fósforo, possuindo ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico.

 

 

ASPARGOS
O aspargo é rico em ácido fólico, betacaroteno, Magnésio, Manganês, Fósforo, fibras e vitamina C, B e K. Além disso, possui ação diurética e auxilia no combate aos radicais livres. Aqui estão algumas razões para voce adicionar o aspargos em sua dieta.Ele é anti-inflamatório, auxilia nas dietas, é diurético, faz bem ao coração e ajuda na prevenção do câncer.

 

 

COUVE DE BRUXELAS
Se o sistema de defesa do seu corpo está fraco, a Couve de Bruxelas é o legume perfeito para o ajudar. Ela possui fito nutrientes, que são antioxidantes eficazes, sendo benéficos para combater o envelhecimento precoce,  prevenir o câncer e problemas do coração. Além de auxiliar no processo de emagrecimento, pois possui nutrientes que protegem o estômago e previne o câncer gástrico.  Esse legume pode ser encontrado em qualquer época do ano.  Mas ficam perfeitas em pratos mais leves e frescos.

 

 

ENDÍVIAS
A endívia acumula muitas vantagens nutricionais e é um verdadeiro concentrado de vitaminas, oligoelementos e minerais que agem sobre o crescimento e a vitalidade. Tudo isso participa também na prevenção de enúmeras doenças cardio-vasculares e alguns tipos de cancro / cancer, nomeadamente, digestivos. Contém potássio que tem um efeito diurético e participa ao bom funcionamento renal. Fósforo,  contribui ao bom funcionamento do corpo de maneira geral,  até à ponta dos cabelos,  dentes e ossos. Ferro e Selênio,  excelentes antioxidantes e eficazes na prevenção de cancros digestivos.
Tem vitaminas fortificantes: C, B1, B2, PP. As vitaminas chave para ter uma boa aparência exterior. O ácido fólico que existe na vitamina B reforça o organismo das mulheres grávidas ou que querem estar. A vitamina PP age na prevenção do Alzheimer.

 

 

MOSTARDA
A sementes e as folhas de mostrada são ricas em minerais tais como o potássio, magnésio, cálcio e fósforo.  Além disso, também é uma fonte rica em ácido fólico e em vitaminas. Em algumas sociedades a mostarda é utilizada como tempero, na produção de óleos e até mesmo como termogênico, ou melhor,  como coadjuvante no emagrecimento.

 

 


RÚCULA
É fonte de vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro, ômega-3 e fibras e contribui para o bom funcionamento intestinal e prevenção de doenças, como o câncer de cólon. Por ser uma boa fonte de ferro, pode contribuir para a prevenção da anemia. Para potencializar a absorção desse mineral, inclua também alimentos com vitamina C, como o limão. Contém ômega-3, um ácido graxo presente geralmente em peixes e sementes como linhaça e chia, com ações anti-inflamatória e antioxidante, que contribuem para a diminuição do colesterol ruim e prevenção de desordens cardiovasculares.

 

CAIPIRINHA DE FRAMBOESA E LICHIA – SABOR INEXPLICÁVEL

45ml de vodka/ saquê/ cachaça

4 gomos de lichia

5 unidades de framboesa

6 cubos de gelo

1 colher de café de açúcar OU 1,5 sachê de adoçante de Sucralose/Aspartame ou 12 gotas de Sacarina .

Em uma coqueteleira, macere a lichia e a framboesa com o adoçante / açúcar de sua preferência. Adicione gelo e complete com o alcoólico escolhido. Misture bem e despeje o conteúdo em um copo decorado.

Uma dica diferente!!
Prepare as pedras de gelo com algumas framboesas maceradas, assim, ao derreter o sabor irá se misturar com a lichia.

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